quarta-feira, 26 de maio de 2010

Guerra da bósnia

A guerra da Bósnia foi um conflito que decorreu entre Abril de 1992 até Novembro de 1995. Este conflito teve início devido à proclamação da independência da Bósnia-Herzegovina em relação à Jugoslávia e pôs frente a frente bósnios muçulmanos, sérvios cristão ortodoxos e croatas católicos.
Desde a segunda guerra mundial que não se via, na Europa, conflito tão violento e prolongado.
Este conflito teve início devido ao fervor nacionalista, graves crises políticas e grandes movimentações sociais. A intervenção da Croácia e da Sérvia também são factores que deram início ao conflito e que deixam dúvidas sobre se este conflito foi uma guerra civil ou internacional.
Muitos crimes de guerra foram cometidos na Bósnia e considera-se que 90% desses crimes foram cometidos pelos sérvios da bósnia.
Este conflito termina, após acordos de paz desrespeitados por ambos por ambos os lados, com a intervenção da OTAN e da ONU, em 1995, e a promulgação de um acordo de paz (acordo de Dayton) em Paris.
A limpeza étnica sucedida na guerra da Bósnia teve o seu expoente máximo no Massacre de Srebrenica. Este Massacre, levado a cabo por forças Sérvias tinha a intenção de eliminar os bósnios muçulmanos presentes na área. Ao todo, este massacre fez 8373 mortos, sendo considerado o primeiro genocídio desde o holocausto.

João Marcelo

Sem comentários:

Enviar um comentário