segunda-feira, 17 de maio de 2010

os problemas da transição para a economia do mercado....e a consequente hegemonia dos EUA VS Europa!


O processo de transição dos países de economia planificada para a economia de mercado foi bastante complicada. Por um lado, o fim dos subsídios estatais originou o desaparecimento de muitas empresas e consequente extinção de muitos postos de trabalho e por outro. uma inflação gigantescamente galopante. A regressão económica destas regiões originou um forte movimento migratório de populações que preferiram as incertezas do mundo capitalista às certezas das dificuldades vividas nos seus páíses.

É então que, nos finais do século XX, sem a concorrência da URSS, afirmam a sua preponderância económica que resulta da modernização do seu sector produtivo e do estabelecimento de novos laços comerciais com regiões mundiais em grande desenvolvimento;do seu dinanmismo científico e tecnológico;e, sobretudo, da sua superioridade militar que os consolida como "polícias do Mundo".

É neste âmbito que os EUA intervêm em conflitos internacionais onde consideram estar em risco os seus interesses geostratégicos. Impõem sanções económicas ou intervêm militarmente em regiões onde consideram ser violados os direitos humanos ou que acusam de apoiar redes terroristas internacionais.

Mas a Europa consolida-se como comunidade económica, reforçando a sua coesão, alargando-se aos países do antigo bloco soviético e, apesar de muitas dificuldades, assumindo novas perspectivas de união política como forma de fazer frente ao colosso americano e aos mercados emergentes do Sul e Sudeste asiáticos.
João Bilhó

Sem comentários:

Enviar um comentário